Cursos

Curta duração


Clique aqui e conheça o catálogo de cursos disponíveis


Para solicitar a realização de cursos, entre em contato com a Escola DIEESE ou com o Escritório Regional do DIEESE (ER) do seu estado.


Mais informações pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br

 

 

Reforma da Previdência: desafios para o movimento sindical

O curso aborda entendimentos doutrinários e legislativos da Previdência Social, definida como direito social pela Constituição Federal; apresenta os principais problemas do atual modelo de previdência, comparando-os com informações apresentadas pela imprensa e pelo governo; e destaca as regras atuais e as propostas de reforma do Regime Geral (do INSS) e dos Regimes Próprios (de servidores públicos).

 

Carga horária: 16 horas | 2 dias

              

 Inscrições abertas: 

  

7 e 8 de maio, das 9h às 18h, em Belo Horizonte/MG

(clique aqui para mais informações)

 

Como a reforma da Previdência afetará a aposentadoria dos servidores públicos (RPPS)

O curso tem como foco as aposentadorias e pensões dos servidores públicos de cargo efetivos nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Nas aulas, serão ilustrados os principais elementos e problemas dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e comparados com as críticas veiculadas pelos meios de comunicação de massa e pelos  governos. A proposta de reforma do atual governo federal, PEC nº 06-2019, será objeto de apresentação descritiva e de análise crítica.


Carga horária: 16 horas | 2 dias


Inscrições abertas:


23 e 24 de maio de 2019, das 9h ás 18h, em Curitiba/PR
(clique aqui para mais informações) 

 

Os impactos da PEC 06 2019 sobre os servidores públicos

Parte do embasamento doutrinário e legislativo da Previdência Social para, em seguida, focar nas aposentadorias e pensões dos servidores públicos de cargo efetivos nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Serão ilustrados os principais elementos e problemas dos RPPS, visando também à análise das críticas veiculadas pelos meios de comunicação de massa e pelos governos. A proposta de reforma do atual governo federal, PEC nº 06-2019, será objeto de apresentação descritiva e de exame crítico.


Carga horária: 16 horas | 2 dias 

 

 

Trabalho de base com educação popular: desafios da atual conjuntura

Neste momento de crise das instituições de representação política da sociedade, é voz corrente a necessidade de retomar o trabalho de base. Mas quais os novos desafios para tal retomada? A educação popular, com base em Paulo Freire, ajuda a encontrar caminhos e construir metodologias para enfrentar os desafios da atual conjuntura. Sem desprezar os acúmulos anteriores, é preciso reinventar o nosso modo de pensar e agir.

 

Carga horária: 16 horas | 2 dias

 

 

(clique aqui para mais informações)


Gestão das Organizações Sindicais

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre a gestão das organizações sindicais; aprimorar mecanismos de gestão dos sindicatos para potencializar o trabalho de dirigentes e assessores; desenvolver modelos de gestão financeira para as entidades, que tenham relação com as necessidades políticas das organizações; e sensibilizar sobre a importância do planejamento da atividade sindical.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o curso 


Comunicação e expressão para dirigentes sindicais

O curso tem como objetivo aprimorar a habilidade de compreender e ser compreendido no exercício da ação sindical. Promoverá debates e reflexões sobre as
sensações decorrentes da exposição pública. Discutirá a importância da expressão corporal para a comunicação e do planejamento para a apresentação de um discurso ou intervenção. Com foco na expressão verbal, serão aplicados exercícios e reflexões sobre comunicação. 

 

Carga horária: 24 horas | 3 dias


 

Economia para jornalistas e profissionais de comunicação

O curso apresentará fundamentos básicos de economia e do funcionamento das políticas públicas econômicas, a partir do olhar sobre o Brasil. As aulas são voltadas para profissionais de comunicação que precisam retratar assuntos econômicos.


Carga horária: 16 horas | 2 dias

 

A Reforma do Regime Geral da Previdência Social na perspectiva dos trabalhadores

O curso debate a concepção de Previdência dos trabalhadores, fundamentada na doutrina previdenciária e na boa técnica. Tem como objetivo subsidiar os dirigentes sindicais na discussão sobre o tema com os trabalhadores de base, nas câmaras municipais de vereadores, nas rádios e televisões locais, nas assembleias legislativas dos estados, entre outros locais.


Carga horária: 16 horas | 2 dias

   

Terceirização: efeitos sobre as relações de trabalho

O curso trata dos impactos das leis da terceirização e da reforma trabalhista, aprovadas em 2017, sobre o mercado de trabalho e a ação sindical no Brasil.


Carga horária: 16 horas | 2 dias

Clique aqui e saiba mais sobre o curso


Negociação e finanças públicas a partir do teto dos gastos (EC 95)

O objetivo do curso é subsidiar dirigentes e assessores sindicais para o exercício da negociação coletiva, com base nas alterações propostas pela Emenda Constitucional 95; realizar o diagnóstico de diversos aspectos relativos ao setor público que foram remodelados pela Emenda; e instrumentalizar a intervenção sindical no processo de negociação coletiva a partir das restrições e oportunidades configuradas pela EC 95.

A atividade é dividida em quatro módulos, que podem ser realizados sequencialmente (de uma única vez), de dois em dois ou ainda em ordem aleatória.

Cada módulo tem duração de oito horas. 


Carga horária: 32 horas | 4 dias

Clique aqui e saiba mais sobre o curso


 

 

Inscrições: http://competo.dieese.org.br/turmas_abertas.

 

A realização dos cursos está sujeita à formação de turma.

 

O reembolso dos valores pagos nas inscrições dos cursos de extensão ocorrerá somente nos seguintes casos:

- 90% do valor pago, em caso de desistência do aluno, informada à Escola DIEESE até, no máximo, 3 dias antes do início do curso
- 100% do valor pago, em caso de cancelamento do curso pela Escola DIEESE

O prazo para reembolso será de até 15 dias.

 

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica da Escola DIEESE pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br ou pelos telefones (11) 3821-2150 ou 3821-2155.