Graduação em Ciências do Trabalho

Ciências do Trabalho é um campo de conhecimento criado pela Escola  DIEESE para ensino e pesquisa de um projeto que reflete valores e necessidades da classe trabalhadora. A finalidade é reposicionar o tema do trabalho na sociedade e na academia, a partir da visão do trabalhador.

O curso se propõe a analisar temas estruturais da realidade socioeconômica do país; as transformações na organização e gestão do trabalho e da produção; a qualidade do trabalho e de vida; e a difundir resultados de investigações e análises sobre o tema.

A estrutura curricular é interdisciplinar. Economia Política, História Social e Sociologia Política são as áreas do conhecimento científico que fornecem os fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos.

Ao final do curso, o bacharel em Ciências do Trabalho estará pronto para:

• Dominar a natureza dos processos educativos que permitem identificar as possibilidades de um projeto formativo de interesse dos trabalhadores.
  • Desenvolver projetos de pesquisa a partir do trabalho e difundir os resultados no âmbito acadêmico, sindical, em instituições de ensino, espaços culturais, em entidades governamentais e não-governamentais.

Saiba mais sobre a graduação em Ciências do Trabalho

Processo Seletivo 2024

Inscrições: 02/10/2023 a 04/04/2024

Principais informações

A mensalidade para 2024 está fixada em R$ 833,00.
A Escola oferece bolsa de estudos de 90% na graduação para dirigentes de entidades sindicais filiadas ao DIEESE. Outros percentuais de bolsas são oferecidos para membros de entidades não sócias, de movimentos sociais e para a sociedade civil em geral.