Escola DIEESE de Ciências do Trabalho


Comissão Própria de Avaliação

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho possui uma Comissão Própria de Avaliação, composta por alunos, corpo docente, funcionários e membros da sociedade civil.

A Comissão tem a responsabilidade por coordenar toda a avaliação institucional. O trabalho compreende a elaboração e implementação do método, a sistematização dos resultados da avaliação e a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que é usado como subsídio para o planejamento administrativo e pedagógico da Escola e também pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.

A Comissão atende determinação legal. Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), toda instituição de ensino superior, pública ou privada deve constituir uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos e sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Inep.

A Comissão obedece às seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.