A Escola DIEESE

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho é uma instituição de ensino privada, criada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que oferece graduação, pós-graduação e cursos livres em temas relacionados a economia e trabalho.

Está em funcionamento desde 2012, com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, oferecido na modalidade presencial.

Em 2015, a instituição foi autorizada pelo Ministério da Educação a disponibilizar também a pós-graduação Lato Sensu em Economia e Trabalho, presencialmente, e, em 2021, na modalidade EaD.

A Escola possui vocação para a pesquisa e a inovação, pautada pelo interesse em fortalecer o conhecimento empírico como princípio transformador e em promover premissas de solidariedade, justiça e inclusão social.

A proposta de ensino é formar sujeitos críticos, com preparo científico e humanista, capazes de fazer a leitura da realidade e atuar para transformá-la; produzir conhecimento sobre trabalho; e difundir estudos e pesquisas que sejam úteis para toda a sociedade.

Resultado de um projeto cujo objetivo é recolocar a centralidade do trabalho e do trabalhador na sociedade, a Escola é resultado da experiência do DIEESE, uma entidade de 65 anos, e do ideário dessa instituição de inovar e transformar.