Responsabilidade social

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho surgiu de uma demanda dos trabalhadores, do movimento sindical brasileiro e dos movimentos sociais por uma proposta de educação que pudesse atendê-los, priorizando aqueles que historicamente tiveram menos acesso à formação acadêmica.

Criada com a missão de propiciar formação humana e científica crítica que possibilite aos graduandos produzir conhecimento em Trabalho, com a finalidade de atuar na realidade social em que vivem e trabalham, a Escola executa um trabalho comprometido com o bem-estar coletivo, que se insere plenamente no conceito de responsabilidade social.

A missão da Escola tem profunda relação com a história e os princípios do DIEESE, que é a Mantenedora da instituição. A Escola participa das ações da Mantenedora, que produz dados estatísticos para a sociedade, além de realizar projetos em parcerias com instituições que subsidiam ações governamentais para a melhora da vida do cidadão brasileiro, especialmente no que se refere a condições de trabalho.

Em relação à inclusão social, a Escola DIEESE:

• Oferece bolsas de estudo para atender à necessidade do público interessado no curso de graduação em Ciências do Trabalho. No curso de pós-graduação, é concedido desconto de 50% nas mensalidades.
  • Oferece, na grade curricular, no conjunto de disciplinas eletivas, aulas de Libras aos alunos da Graduação em Ciências do Trabalho.
  • Oferece, na matriz curricular, outras disciplinas que atendem à demanda por inclusão social, por desenvolverem nos planos de ensino temas que demonstram o papel fundamental do processo de socialização, na forma como consideram os diversos sujeitos. Entre essas disciplinas, destacam-se: Trabalho, Desigualdade e Preconceito; Estado e Democracia e Educação e Formação Humana.

A relação entre a sociedade e a questão ambiental também faz parte da matriz curricular da Graduação, com a disciplina eletiva Trabalho, Sociedade e Meio Ambiente.

As atividades extraclasses realizadas, como visitas a museus, centros culturais etc., são consideradas meios para defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, que valorizam a herança cultural e as informações sobre experiências passadas. Fazem parte de extensa programação voltada a disseminar a ideia de preservar e privilegiar a memória e o patrimônio cultural brasileiro e possibilitam a muitos alunos uma oportunidade inédita. O regulamento de atividades da Escola DIEESE contempla as atividades culturais como possibilidade de cumprimento de parte da carga horária de 120 horas obrigatórias ao curso de graduação.

Por intermédio das disciplinas, atividades de extensão, de seminários, oficinas e simpósios, a Escola desenvolve ações voltadas para a inclusão dos temas dos direitos sociais e humanos, das questões relacionadas à igualdade de gênero e étnico-racial e ambientais. Para a realização da Semana do Trabalho, por exemplo, evento promovido semestralmente no auditório da Escola DIEESE, uma dessas temáticas é escolhida para ampliar a formação dos alunos e professores. As atividades de extensão universitária trazem à tona discussões atuais sobre gênero e raça, homofobia, direitos humanos, entre outros.

O prédio da Escola, localizado no centro de São Paulo, passou por ampla reforma e adaptação para receber e incluir as pessoas com deficiência.

As ações de sustentabilidade da Escola visam atender ao Decreto nº 7.746 e à Instrução Normativa nº 10, ambas de 2012, com a intenção de garantir que alunos, colaboradores e professores sejam conscientizados sobre a importância de atitudes sustentáveis e socialmente responsáveis. Ações práticas de sustentabilidade e valorização do meio ambiente também são realizadas na sede da Escola DIEESE:

Iluminação e água – São utilizadas lâmpadas especiais de boa qualidade, de alta durabilidade e menor consumo. Todos os andares possuem interruptores divididos em setores visando à economia de energia. São fixados nos banheiros e cozinha informes de sensibilização da comunidade acadêmica para evitar o desperdício de água.

Disponibilização de lixeira para coleta de resíduos especiais para a comunidade interna e externa – Nas áreas comuns com maior circulação de pessoas, há lixeiras com identificação para cada tipo de resíduo.  É feita diariamente a separação de material descartado para reciclagem do lixo comum.

Racionalização das impressões – E-mails são enviados e informes são fixados próximos às máquinas de impressão para sensibilização da comunidade acadêmica quanto à importância de economia de papéis e cartuchos.